Uma ode ao elevador

Você já parou pra perceber quantas coisas acontecem dentro do elevador? Um cubículo tão pequeno, sem janela, praticamente um caixão de concreto onde ninguém passa mais do que, vai, dois minutos?


Meus filhos sempre acabam de se vestir no elevador. É um tênis que precisa amarrar, um casaco que precisa abotoar. Aliás, eu mesma as vezes acabo de me vestir no elevador.

O elevador também é um ótimo refúgio dos cafés da manhã mal terminados. Quem nunca entrou comendo uma torrada apressada, uma bolachinha, uma banana?

E os retoques de batom, as olhadas no espelho pra verificar a maquiagem, o look, o cabelo, a sobrancelha, as linhas de expressão…? O elevador é testemunha da eterna insegurança feminina. Aposto que, se pudesse, ele diria o quanto todas estão lindas.

Espectador de selfies discretas, tiradas no espelho, que vão logo em seguida para as redes sociais. “#Partiuacademia” “#Bomdia” “#domingou”.

Refúgio de algumas lágrimas seguradas, de bocejos cansados, de desabafos silenciosos, o elevador sabe mais sobre a gente do que muita gente.

E os vislumbres de histórias que ele vê? A moça que entra com roupa de festa as 6 da manhã. O menino que sobe cabisbaixo com mochila e roupa da escola. O rapaz que saiu esbaforido com lágrimas nos olhos. A senhorinha que entrou distraída no celular.
E por falar em celular… e as conversas de telefone entrecortadas, interrompidas, sem contexto?

“Mas João Carlos, nós já falamos sobre isso tantas vezes…”
“Eu não sei o que te dizer, Guilherme…”
“Você sabe muito bem o que você fez!!”
Se eu fosse um elevador eu morria de curiosidade. Eles nunca sabem como as histórias terminam.


Enquanto isso, nós, sempre reclamantes, temos apenas coisas negativas a dizer sobre eles:
Como demoram!
Como são apertados.
Quebrou, DE NOVO.
E o termo “conversa de elevador”? Mais pejorativo, impossível


O elevador é um eterno observante. Do tempo que passa, das crianças que crescem, da vida que segue, e da intimidade de cada um de nós.

Pensa nisso na próxima vez que entrar em um 🙂

Leave a comment