Lembro dos primeiros dias dos meus filhos em casa, depois de chegarmos da maternidade. Lindos, fofos, indefesos, e com aquelas unhas do tamanho de um grão de gergilim.
Dava medo só de pensar em cortar.
Logo percebi que as unhas dos recém nascidos cresciam super rápido. E que nessa fase da vida, a coordenação deles ainda não era das melhores. Se eu demorasse um dia a mais do que deveria para cortar suas unhas, eles arranhavam simplesmente todo o rosto.
Aí dava até vergonha de sair na rua, porque eles ficavam assim:
Fala sério…
Bom, aí os meses passaram e hoje em dia minha bebê já não se arranha mais.
Mas ela também não ajuda muito na hora de cortar a unha…
Porque bebês dessa idade não param quietos nem por 30 segundos.
Depois de uma certa idade, a gente acha que vai ficar mais fácil né? Que já com seus dois, três aninhos eles vão deixar você cortar as unhas deles calmamente, contando sobre o seu dia de escola…
Que nada. Meu filho pelo menos ODEIA cortar unha.
A gente tem que fazer em prestações:
FILHO: Mãe, essa mão hoje e a outra amanhã tá?
EU: Tá, o que você quiser. Só pelo amor de D’us deixa eu cortar essas unhas.
E quando eu tenho que cortar a unha do pé… é um desespero.
Parece que a gente está espancando o menino, de tão altos e sofridos que são os berros dele.
Ainda bem que unha do pé demora mais pra crescer…
________________________________
Pós post:
MARIDO: Ei, não é justo isso…
EU: O quê??
MARIDO: Você tem que falar para os leitores a verdade!! Há quanto tempo que você não corta as unhas das crianças????
EU: Hm.. é, tem razão. Então vou colocar “a verdade” como um acréscimo no final do post, pode ser?
MARIDO: Tá bom. Melhor. Quero meu mérito!!!
ADENDO DO FIM DO POST: Preciso confessar que hoje em dia eu não corto mais as unhas das crianças. De um mês pra cá isso se tornou uma tarefa do pai, oba!!
Hahahahahahahahahahahaha, adorei o adendo!
E meu filhinho para fugir da “obrigação” de cortar a unha, começou a roe-la (Habito horroroso). Mas na hora de cortar a unha do pé ainda é uma novela…
Lembra da nossa conversa de segunda feira?? Hahaha
E isso que ele tem cinco anos… o meu provavelmente vai ser assim também!! Quando será que melhora??? =O =O =O
Este blog merece se tornar um livro para aliviar as mães e para que todas vejam que a história é a mesma, só muda o endereço!!
Mãeeee
Só você mesmo!! Hahaha
adoro que você sempre comenta!
haha… concordo com sua mãe… olha eu aqui de novo dando um “guenta” no trabalho e me deliciando com suas histórias que de uma forma ou de outra também são minhas!!! Debora, vá amadurecendo essa ideia do livro!!!! dou a maior força!!! em tempo, as unhas da Catarina, minha filhota de 2 aninhos, são cortadas enquanto ela dorme – não tem acordo!!!!
Olha, já virei fã! Nunca mude a forma dos seus desenhos! São altamente cheios de carinho, cheios de detalhes e casam perfeitamente com os textos! Transforme em livre, peça apoio da lei Lei Rouanet ou aqui http://www.kickstarter.com/. Suas histórias são geniais! Adoooooorooooo vir aqui! E o meu amigo Leo já caiu aqui também hehehe Somos fãs número do FEQ! Olha os cortezinhos no rosto dela!! Tenho dó somente por imaginar,
Acontece, bebê. Beijos
Olá de novo!!
A sua filhota ainda não se arranhou?? É terríveeel… claro que o desenho tá meio exagerado hehehe, mas eles arranham mesmo!!
Obrigada pela dica estou pesquisando =)))
olá!! Hj entrei no site pq fiquei arrasada … meu filho de 5 anos deu tanto piti … eu fiquei simplesmente 1h15min tentando cortar a unha … ele tremia tanto … até procurei na internet para saber se isso é normal, e se ele não tem nenhuma fobia. Cada coisa que a mãe tem que passar. (a escola viu a unhinha dele e levou à psicóloga para tentar cortar a unha. Resultado? em vão…
Oi Mirella!
Não se preocupe que o seu filho é 100% normal!! Aliás seria estranho se ele gostasse de cortar unha! Hahaha
Olha, o que dá pra fazer se ele tem tanto medo é prometer recompensas (“Vamos cortar a unha bonitinho que a mamãe conta uma historinha depois \ que a mamãe leva você tomar sorvete”) ou cortar enquanto ele está distraído (“Você quer ver Dora Aventureira? Então o combinado é assim, a mamãe corta a unha enquanto você assiste. Ok?”) Ou corta a sua na frente dele, pra ele ver como não dói nada e fica mais lindo ainda depois de cortada!!
Vai tentando devagarzinho que com calma acaba dando certo. Mas o mais importante: não se preocupe, é fase!! Vai passar!!
Bem vinda ao blog!!
Obrigada por me aceitar em seu blog!! Adorei as dicas e agradeço por toda a atenção dispensada! Essa semana o problema das unhas foram pequenas diante de um pequeno problema com o filhote: 6 pontinhos na testinha no primeiro dia de aula (caiu do escorregador) … juro, foram 5 enfermeiras para segurar … aí depois veio o “parto” da retirada dos pontos … não adianta, mãe sempre terá que ter preparo para os sustos da vida!!
Falando no blog, eu AMEEII as figuras … são muito legais e super animadas!! Parabéns!!
Oi Mirella!
Ai tadinhoo!!! Que dó gente!! Mas não se preocupe, os meus também vivem caindo, batendo a cabeça, tropeçando… faz parte!!! É sinal de uma infância saudável =)
Os primeiros pontos a gente nunca esquece né?? E seis não é pouca coisa não! Menino corajoso!! (E mãe corajosa também… deve ter sido um momento super difícil!!)
Melhoras pra ele!
Hahaha muito bom, adorei!
O marido não pode deixar de fazer a aparição e pedir um pouco da glória, hahaha, esses homens.
Parabéns pela matéria ficou show.
Faz um ano que ninguém corta as unhas dos pés do meu filho de 4 anos. Ele grita :socorro”, “alguém me ajuda”, “eu tô sofrendo”. Nem dormindo ele deixa, ele acorda!
Hahahaha te entendo suuuuuper! Ainda bem que a unha do pé quase não dá pra ver 😵😵😂
Hahahaha consigo me identificar 100%! Ainda bem que cortar unha do pé não é taaao imprescindível assim. Paciência! Vamos q vamos, precisamos escolher nossas batalhas. Daqui a pouco ele aceita!