Dicas para facilitar o isolamento social

Diz a lenda que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. É frase de avó, ditado, crença popular… A ciência já comprovou que isso não passa de um mito – um mito otimista, com uma grande dose de esperança, afinal, se o raio não cair mais onde já caiu, isso significa um futuro próspero para todos os atingidos.

Sabe o que mais foi comprovado pela ciência (e pelos fatos divulgados dia após dia pela mídia)? Que a pessoa pode sim pegar covid mais de uma vez. Pois é. O raio da covid pode cair no mesmo lugar múltiplas vezes. Duas, três… e sabe-se lá quantas.

Eu, por exemplo, já peguei duas vezes.

A primeira foi em abril de 2021. Na ocasião, fiquei com febre, gripe, dor no corpo, falta de ar, todo o combo. Mas, como mãe não tem direito de ficar doente, o que que a gente faz? Reza para pegar leve, toma todos os remédios, cata uma KN95*, arregaça as mangas e vai cozinhar, dar banho, lavar louça, arrumar a casa…

Lembro que na ocasião falei para o meu lindo marido:

Mas foi em vão, porque dois dias depois lá estava ele, na cama, derrubado, parecendo que foi atropelado por um trem.

Tadinho. Homens não são muito bons em ficar doentes.

Graças aos céus nos curamos e seguimos a vida (aos trancos e barrancos cheios de efeitos colaterais pós covid, mas vamos que vamos. O importante é que estamos aqui).

Bom, corta para oito meses depois.

Ah, dezembro! Todos contando os dias para sair de férias, crianças animadas, malas prontas, tudo pago e… uma surpresa:

Estou com COVID DE NOVO! Dessa vez sem sintoma nenhum, só descobri porque tive de colher o PCR pra viajar.

E lá vamos nós de novo. Cancela os planos, se tranca em casa, remaneja os compromissos, e reza pra ser leve e pra passar logo. 

Dessa vez minha filha também pegou, e, com paciência e fé – e 14 dias não muito empolgantes de isolamento em casa – passou. 

Pois bem, depois dois isolamentos sociais, compilei uma lista de coisas que me ajudaram a manter a sanidade mental e facilitaram minha vida de quarentenada. Vamos lá:

DICAS PARA FACILITAR A QUARENTENA

1- Tenha descartáveis. Muitos descartáveis.

Pelo menos aqui que são cinco pessoas comendo (as crianças principalmente, é lanchinho o dia inteiro!) os descartáveis salvaram a pátria. Sei que não é ecologicamente sustentável, mas bom, é para sustentar a sanidade da mãe.

2- Não se estresse (muito) com a bagunça

Desperte o Buda que existe em você e segue a vida. Varanda toda suja e grudenta de slime? Respira fundo. Brinquedos espalhados pela sala, corredor, quarto? Respira fundo. Não se estresse (muito) com a pilha de roupa para lavar que só aumenta, nem com as crianças que resolveram despertar suas veias artísticas e deixaram a mesa de jantar abarrotada de pincéis, telas e tintas. Foca na criatividade e na autonomia deles.

Foca na saúde.

3- Um pouco de filminho ou videogame no fim do dia quarentenado não faz mal a ninguém.

Sou bem chata inflexível com horário de telas aqui em casa, mas durante a quarentena eu liberei todos os dias. Às 17h30, após arrumar a bagunça do dia, #partiu netflix. Crianças amaram essa parte!

E confesso que eu também.

4- Delivery. D’us abençoe o delivery!!

Dispensa comentários. Faça um excelente uso dessa facilidade moderna do século 21. Eu fiz!

5- Crie uma rotina!!

Ajuda a manter uma ordem no dia, a sanidade mental de todos, além de um ciclo de afazeres. (Tudo bem que quando coloquei no papel os nomes das atividades de cada dia, percebi que parecia mais com uma rotina de penitenciária:

11h30 banho de sol

13h30 hora de lazer

16h limpar a cozinha

20h leitura e cama

Mas bom, estávamos presos em casa mesmo né?)

6- Teste uma receita nova.

Ela provavelmente vai dar errado, mas pelo menos vocês vão se divertir.

E depois terão de lavar toda a louça, o que se torna uma farra entre os pequenos e ajuda a preencher o dia.

7- Aproveita para organizar alguma coisa (suas roupas, os brinquedos, os livros)

Aqui foram algumas caixas para doação. E eles encontraram um peão de madeira velho que ninguém usava desde 2012. Adivinha? Ele se tornou a estrela da casa, o próprio Buzz Lightyear. Fizeram um mega esquema de horários para cada um ter sua hora de brincar.

8- Relaxe e aproveite (pelo menos tente)

Quem sabe você não arruma um tempo pra pintar uma aquarela, ver uma série, dar uma arranhada no seu violão que tá parado desde 1996?

9- Tenha um estoque de chocolate pessoal.

(sério. Vai por mim)

10- Sem perceber, você vai construir bons laços com os outros detentos

Mesmo que entre berros, trancos e barrancos, 99% de chances de vocês criarem boas memórias desse período e lembrarem dele com carinho.

Quarentena(s), eu te curti, mas já deu.

__________________________________________________

*não, não é uma arma. É só aquela máscara ultra-power-resistente mesmo.

CONCLUSÃO:

No final das contas, talvez a ciência não esteja de todo certa, pois minha segunda covid foi completamente diferente da primeira. Na segunda vez eu lidei muito melhor – talvez porque eu mal tive sintoma. Talvez porque eu estivesse mais pronta. Talvez porque o mundo mudou. Talvez meu organismo estava mais resistente. Quem sabe?

Acredito que um raio até pode cair duas vezes no mesmo lugar, sim… mas nem o raio e nem o lugar serão exatamente os mesmos.

One thought on “Dicas para facilitar o isolamento social

  1. Adorei o post e fechou com chave de ouro com esta frase

    Acredito que um raio até pode cair duas vezes no mesmo lugar, sim… mas nem o raio e nem o lugar serão exatamente os mesmos.

    Bjs

    De: Filhos em Quadrinhos Enviada em: segunda-feira, 31 de janeiro de 2022 09:12 Para: mauricio@microdont.com.br Assunto: [New post] Dicas para facilitar o isolamento social

    Debora posted: ” Diz a lenda que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. É frase de avó, ditado, crença popular… A ciência já comprovou que isso não passa de um mito – um mito otimista, com uma grande dose de esperança, afinal, se o raio não cair mais onde já caiu, “

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s