Tem uma hora que eles começam a perceber que é interessante tirar a fralda. E, é com muita emoção que declaro que, aparentemente, minha filha atingiu esse estágio da infância.
O segundo desfralde na minha experiência tem sido tão diferente do primeiro!! A gente acha que vai ser a mesma coisa, mas cada filho é um filho né? Cada um no seu ritmo, com suas peculiaridades.
Então nesse post resolvi descrever o passo a passo aqui em casa. (Funcionou com 50% dos meus filhos até agora. Minha filha ainda está em processo de dar certo. Mas vale compartilhar né?)
1 – Treinar
Consiste em apresentar a privada (penico, vasinho, seja lá o que você pretende utilizar) e levar a criança até la para praticar o seu uso, antes de tirar efetivamente a fralda. Familiarizá-la com a privada ou semelhante.
Ela ver você fazendo (ou os irmãos, amiguinhos, primos, etc) também ajuda a entender como a coisa acontece.
2- Ler livros
Contar historinhas sobre a princesa/ o pirata/ o fazendeiro/ o cachorrinho que fazia coco na privada e todo mundo cantava parabéns e comemorava. Existem inúmeros títulos sobre o assunto!
3- Comprar calcinhas e cuecas
De preferência dos personagens preferidos do seu filho. Aí eles se empolgam mais pra usar!
4- Levar ao banheiro de hora em hora
Pra garantir que não haverá nenhuma escapada. Não que garanta, ela tem escapado um pouco… Porque quando eles estão brincando, eles se distraem e esquecem né? Mas ok, faz parte… Fé. Foco. Paciência
5- Adesivos
Dar adesivo de recompensa parece coisa batida mas funciona muito. Aqui em casa, xixi vale um selinho, cocô vale dois.
É isso! Agora são dois sem fralda aqui em casa. E eu tenho passado boas horas do meu dia no banheiro com eles. Ou falando sobre ir ao banheiro. Ou pensando que tenho de levá-la ao banheiro. Têm sido dias emocionantes!!
Adorei! A hora do xixi cocô transformou-se em hora divertida, alegre, de brincadeira, de ganhar recompensa, de se relacionar com a mamãe e de sentir-se amado, mesmo que seja um sufoco!
Boa, Deb!! Aqui o processo foi o mesmo. O noturno foi mais sofrido, mas, como tudo na vida, passa! Parabéns pra sua mocinha!! Bjão!!
Myriam, tirar fralda de menina é TAO mais difícil!!! O pintinho é TAO mais pratico… qualquer hora qualquer lugar. Não precisa secar. Não molha a calça toda… hahaha foi duro viu, e até hoje é, cada vez que ela precisa ir quando estamos no meio da rua ou da estrada.