Toda casa tem suas regras.
Algumas são firmes, outras mais flexíveis.
Desde “Não pode dormir sem tomar banho” até “não pode comer no quarto” ou “Terça feira é dia de cortar a unha”.
O engraçado é que as crianças vão crescendo e as regras que eram vitais começam a perder o sentido e sair de cena para dar espaço a regras novas.
Filhos fazem isso com nosso lar.
Por exemplo, aqui em casa antigamente a gente não podia passar de sapatos na frente do quarto das crianças de noite, porque senão eles acordavam. Era motivo de grande discussão entre eu e meu marido, mas no final ele acatou a regra – tira o sapato e passa (coisa de mãe paranóica).
Era uma situação meio ninja, tipo..
Hoje em dia eu posso passar o aspirador na frente do quarto deles que eles continuarão profundamente adormecidos.
Ou seja, a regra do tira-o-sapato-na-frente-do-quarto caiu.
Dizem que para as crianças as regras são muito importantes. Tem gente que discorda, sei que existem linhas de maternidade mais liberais (pelo menos já li a respeito).
Mas por aqui temos a rotina, e uma porção de regras. Exemplo:
Enfim. Essas são apenas algumas.
E esta tarde, meu filho criou uma regra nova.
Minha pequena de dois anos estava inconsolável porque queria ter servido a salada no prato dela sozinha, e eu já havia servido. Obviamente essa situação para uma criança de dois anos é considerada algo próximo do fim do mundo.
Então ela chorava e se debatia no chão, e ninguém sabia o que fazer.
Eis que meu filho, preocupado, diz:
FILHO: Mãe tenho uma nova regra pra nossa casa
EU: Qual filho?
(L)
Eles se batem, reclamam um do outro o dia inteiro, as brincadeiras acabam em choro… Mas no fundo se importam (muito) um com o outro.
_______________________________________
PS: É claro que não vou acatar essa regra nova da casa.
PS2: Ela logo parou de chorar, depois de eu convidá-la para servir salada no prato do irmão.
Foi um alívio ler a regra do jantar onde vc conta que as crianças ainda levantam trocentas vezes… ufa! ainda estamos trabalhando nisso também!!!!
É um sufoco… todo santo jantar a mesma coisa jaqueline! Mas não se preocupa, acho que é igual em todas as casas hahaha O importante é manter a calma paciência e o bom humor =)
Regra é algo que a gente tem que ter mesmo…mas não é fácil cumprir sempre…sentar à mesa tb é algo que estamos trabalhando…porque é um tal de levanta e senta que caansa…tarefinha de casa com concentração…afff…tb é dificil….arfrumar os brinquedos depois de brincar…sempre rola um choro…roupas sujas no cesto…tenho quase que sempre fazê-lo catar do chão…e por aí vai..rsrsrsrsrsrs
Myriam que bom te ver por aqui!!
Aiai e você agora que está para dar a luz… difícil esse comecinho.. regras serão mais do que fundamentais!!