Aqui em casa cada filho guarda uma bolsinha de dinheiro. Calma, não é o que vocês estão pensando, uma bolsa cheia da grana.. não. É só um moedeiro em formato de coelhinho (verde pra ele e rosa pra ela) com umas moedas e umas notinhas perdidas que eles já ganharam na vida.
Eu não dou mesada pros meus filhos porque não sou organizada o suficiente pra isso. Já tentei dar uma vez mas como eu mais esquecia do que dava, acabamos abolindo essa moda da nossa casa. (Aceito dicas sobre esse assunto, sei que é ótimo eles saberem administrar seu próprio dinheirinho desde cedo e blá blá blá, mas simplesmente não rolou por aqui)
Enfim. As vezes levo eles na banca cada um com seu moedeiro e deixo eles escolherem o que quiserem – o que é um exercício bacana, porque sempre que eles tem que gastar o próprio dinheiro eles escolhem no máximo uma cartela de selinhos ou uma figurinha. Gibi que custa uns 4 reais eles não compram – muito caro. Quando sou eu que pago eles querem a banca inteira.
Porém, ultimamente tenho notado que meu filho tem tentado comprar as pessoas com esse dinheiro dele.
Veja o exemplo ocorrido há um mês:
FILHO: Mãe, deixa eu convidar um amigo hoje direto da escola?
EU: Filho, hoje não dá… a gente tem compromisso
FILHO: Vai mãe, por favor??
EU: Não dá, mesmo! Outro dia você chama.
EU: Oi???
E aí eu expliquei pra ele que não adianta pagar, que a gente não muda os pensamentos de uma pessoa dando dinheiro pra ela (será??) e que isso não é uma coisa bonita de se fazer. Afinal, tá na ‘funça’ de mãe né, criar filhos corretos e íntegros, não corruptos ou subornadores.
Eis que nesse final de semana fomos viajar com uns amigos e no sábado de manhã minha amiga me conta, morrendo de rir:
(Rafa é o amiguinho, filho dela, que estava com a gente na viagem)
EU (também rindo né, porque ninguém é de ferro): e o que você falou pra ele?
AMIGA: que por um real eu não acordava, mas por vinte dava pra gente conversar.
Algum dia ele aprende. Espero. Socorro.
________________________________________________
Para quem ficou com a dúvida: não, ele não aceitou a negociação e não pagou os vinte reais. E o Rafa continuou dormindo até as 11 da manhã.
Este é um mundo material… tudo tem seu preço. Ou não?!