Uma tática infalível

As vezes é difícil manter a autoridade. Você não acha? Eu com dois filhos às vezes sinto um pouco de dificuldade de manter os dois “na linha” (quem ler vai achar que eu sou super autoritária hahaha mas não sou não tá, sou normal). Quando eles entram no modo “vamos nos juntar contra a mamãe”, ninguém segura.

Então hoje eu quero compartilhar uma dica que funciona hiper bem. Uma dica que eu na verdade descobri já faz uns anos, e que eu simplesmente não sei explicar por que funciona!! Mas funciona.

Digamos que você está em casa, fim da tarde de um domingo. Você olha em volta e está tudo uma zona. O lego espalhado, as bolinhas de gude jogadas por toda a sala, os livros todos no chão, os bloquinhos de madeira espalhados misturado com o lego, lápis de cor, folhas de papel…. Você olha tudo em volta e pensa “Como, meu Deus, como eu deixei chegar nisso?? Porque eu não mandei ir guardando a cada novo brinquedo que eles escolhiam?”

Chega aquela fatídica hora de arrumar, e você começa a cantar gentilmente, convidando todos a participar desse momento tão solene.

123

Sério, eu encarno a noviça rebelde. Canto mesmo, entoo a música, sou hiperlegal.

E tem dias que eles super colaboram. Arrumam tudo, felizes, unidos, uma beleza. Mas tem aqueles dias que eles respondem assim:

1231

Aí eu já sei que eu tenho duas opções:

1- ligar o “dane-se” e arrumar tudo sozinha. Paciência. Deixa eu mimar eles agora que eles vão crescer um dia. Além disso, estou esgotada pra iniciar a terceira guerra mundial nesse momento.

2- Insistir pra eles arrumarem. E aí me preparo pra guerra. (Essa opção exige preparo físico e mental. Esteja focada no seu objetivo. Eles são muito espertos e conseguem te enrolar facilmente)

Aí, nesse dia, eu optei pela 2a alternativa. Eu mandei arrumar.

Aquele show né, eu implorando pedindo pra arrumar, já ameaçando* tirar tudo o que eles mais amam – TV, livrinhos, video, netflix, bichinho de pelúcia, etc. – E me lembro da tática infalível. A mais infalível de todos os tempos. Ela SEMPRE funciona.

1232

Eu ameaço que vou contar até três.

Nessa hora eles entram num frenesi. Um desespero, tipo “nãooooooo, não contaaaaa!! Pelo amor!!”

Eu juro que eu não sei o que eles imaginam que vai acontecer quando eu chegar no três, até porque eu nunca cheguei até o três. Eles sempre começam a arrumar no UM, ou no máximo no DOIS.

(Não, sério, eu me pergunto, o que raios eles acham que vai acontecer quando chegar ao três?? Se alguém souber por favor me diga.)

E então, em poucos muitos minutos minha sala está linda e organizada **

É impressionante como funciona! Já uso ha uns três anos e é batata. E você, já tentou??

______________________________________________

*uma palavra rápida sobre ameaças.

Se você ameaçar que vai tirar o brinquedo, a mesada, o passeio, a sobremesa, seja lá o que for, você precisa BANCAR essa ameaça. Parece óbvio mas não é. As vezes eu ameaço eles com as coisas e depois falo “PUTZ… por que fiz isso?? Burra”. Então pense bem na hora de ameaçar, porque se a gente não cumpre, a gente perde credibilidade com eles. Tenho até uma boa história sobre isso, que vou deixar pro próximo post. Prometo não demorar mais 5 meses!! =)

 

** Ok, linda e organizada é exagero. Mas digamos que a sala fica… decente.

Advertisements

2 thoughts on “Uma tática infalível

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s