Sonhos e aspirações

Todo mundo tem sonhos. Sonho de virar estrela de cinema, ou em ser um grande médico, em se tornar empresário, artista, chef de cozinha… Alguns tem uma viagem dos sonhos, a casa dos sonhos. Ou sonhos mais imediatos, como o de passar de ano sem nenhuma recuperação, ou o de conseguir dormir 8 horas inteiras numa só noite.

Minha filha pequena tem um sonho.

Ela quer muito ter cinco anos. A aspiração da vida dela é ter cinco anos. Se você pergunta para ela “O que você quer ser quando você crescer?” Ela vai te responder:

cinco anos 1

Ela acha que fazer cinco anos vai abrir todas as portas do mundo pra ela. Se você já conversou com ela, provavelmente já deve ter ouvido “Porque quando eu fazer cinco anos…”

Com certeza esse sonho é inspirado no irmão, que hoje efetivamente tem cinco anos (e em duas semanas faz seis!!).

Quando eu perguntei para ela por que ela quer ter cinco anos, ela me compilou verbalmente uma lista completa de bons motivos. Com cinco anos ela poderá usar o elevador sozinha (desde que peça autorização pra mamãe), tomar banho sozinha, e fazer lição de casa todos os dias (!!!). Poderá viajar e passar o final de semana com os avós sozinha. Poderá ler sem ajuda os seus livrinhos antes de dormir. Poderá ir à dentista e ganhar uma lanterninha da Frozen (brinde que a doutora dá).

cinco anosEpa! Ficar acordada na-na-ni-na-não..

EU: Filha, isso você não vai poder fazer. Seu irmão tem cinco anos e ele dorme na mesma hora que você.

Então ela pondera um pouco e me pergunta:

FILHA: Mamãe, o que acontece depois de cinco anos?

EU: Hm… Você faz seis anos

cinco 3EU: Não filha, ainda não..

FILHA: Com quantos anos eu vou poder ficar acordada igual você?

EU: só lá pelos dez (inventei uma idade bem longínqua porque, para falar a verdade, não tenho a menor ideia de quando ela vai poder ficar acordada até tarde. Minha experiência como mãe vai até a tenra idade de seis anos)

Mas acho que serviu. Porque ela se contentou com a resposta e saiu andando, pensativa.

Acho que dei um nó na cabecinha dela. Mas vamos ver se amanhã ela continuará querendo fazer cinco ou vai começar a sonhar com o dez…

_________________________________________________

É interessante que ela também usa essa idade de cinco anos para se esquivar das coisas… Por exemplo: quando eu pergunto quando a gente vai jogar as chupetas pros peixes, ela sorri e responde: Quando eu tiver cinco anos, mamãe! 

(O que é claro que não é verdade, pretendo tirar este ano… Ela usa a chupeta pra dormir, e gosta tanto que estou com dó de tirar!)

Advertisements

2 thoughts on “Sonhos e aspirações

  1. A gente nunca ta satisfeita. Eu sou a vovó desta netinha e tenho saudades de ter menos anos. Ou a gente quer ter mais ou menos. Ê vida dura… Que saudade da época que eu queria ser mais velha…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s